sexta-feira, 5 de junho de 2009


Iremos falar nessa postagem sobre a Índia, a cultura as questões sociais e algumas curiosidades sobre tal país.
Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. O indiano é profundamente ligado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém vivas até hoje muitas tradições. A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais.

Economia indiana

Nos dias atuais, a quinta maior economia do mundo é a Índia que desenvolveu uma base industrial diversa e competitiva. Planos para diversos setores são traçados pelo Conselho de Desenvolvimento Nacional, constituído por ministros chefes de estado: é o corpo mais elevado na tomada de decisão. Inicialmente, a ênfase na auto-dependência conduziu ao estabelecimento de uma grande presença no setor público em áreas como aço, cimento, energia e engenharia pesada.
Os produtos que mais se destacam na econima da Índia são:
Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz , chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias , feijão.Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, camelos, búfalos, aves.Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita.Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos.

Religião


A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.
Aqui mostraremos a porcentagem religiosa da Índia.
Hinduísmo 79,8 %, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 2,4 % (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 1,9 %, budismo 0 ,7%, jainismo 0,5%, outras 4,7%.

Dança e musica indianas


A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático. A dança indiana é caracterizada também pelos jetos e olhar feitos pelos dançarinos, cada jetos feitos na mão tem um significado.



A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).


Sistema de Castas


Na Índia a sociedade é dividida por castas, devido a sua classe social, a sua religião, aos seus antepassados, entre outros motivos. E aqui mostraremos algumas castas índianas.
Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, mas modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) os daletes (os pobres) e párias (sem castas).