terça-feira, 17 de novembro de 2009

Este vídeo tem como base o caso da estudante Geisa,a qual foi expulsa da faculdade por esta usando trajes inadequados. Resolvemos abordar esse assunto pelo fato de acharmos um absurdo que em pleno século XXI uma pessoa possa ser julgada pelo tipo de roupa que veste e isso teve uma grande repercussão na mídia. A estudante acabou sendo expulsa da faculdade. Isso chega ate ser surreal uma pessoa ser julgada pelo modo que se veste.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O tropicalismo e as critcasa ditadura militar

Essa foi a nossa ultima postagem feita, pois estamos encerrando o blog história virtuall. E desde já agradecemos ao professor Alex de história que nos deu essa oportunidade de entender a historia de uma forma dinâmica, facilitando assim a nossa aprendizagem com os assuntos abordados no blog.
Esperamos sempre poder contar com essa forma de adquirir conhecimentos, pois assim estaremos interagindo com o mundo tecnológico para obter conhecimentos que ira nos ajudar hoje e futuramente.
Agradecemos a todos que visitaram nosso blog fazendo comentários e interagindo conosco durante todos esses tempos, trocando informações com integrantes de outros blogs.
Ficaremos com saudades ; abraço e beijos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

segunda-feira, 27 de julho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009


Iremos falar nessa postagem sobre a Índia, a cultura as questões sociais e algumas curiosidades sobre tal país.
Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. O indiano é profundamente ligado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém vivas até hoje muitas tradições. A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais.

Economia indiana

Nos dias atuais, a quinta maior economia do mundo é a Índia que desenvolveu uma base industrial diversa e competitiva. Planos para diversos setores são traçados pelo Conselho de Desenvolvimento Nacional, constituído por ministros chefes de estado: é o corpo mais elevado na tomada de decisão. Inicialmente, a ênfase na auto-dependência conduziu ao estabelecimento de uma grande presença no setor público em áreas como aço, cimento, energia e engenharia pesada.
Os produtos que mais se destacam na econima da Índia são:
Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz , chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias , feijão.Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, camelos, búfalos, aves.Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita.Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos.

Religião


A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.
Aqui mostraremos a porcentagem religiosa da Índia.
Hinduísmo 79,8 %, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 2,4 % (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 1,9 %, budismo 0 ,7%, jainismo 0,5%, outras 4,7%.

Dança e musica indianas


A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático. A dança indiana é caracterizada também pelos jetos e olhar feitos pelos dançarinos, cada jetos feitos na mão tem um significado.



A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).


Sistema de Castas


Na Índia a sociedade é dividida por castas, devido a sua classe social, a sua religião, aos seus antepassados, entre outros motivos. E aqui mostraremos algumas castas índianas.
Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, mas modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) os daletes (os pobres) e párias (sem castas).

domingo, 24 de maio de 2009

Charge

A charge refere-se ao período populista no Brasil.
Trata-se da corrida presidencial do qual Dutra torna-se presidente.

Getúlio Vargas foi um presidente que seguiu o populismo.
Getúlio Vargas, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Conhecido como"pai do pobres", seu governo foi com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.
Pode-se diferenciar um governo populista de um governo popular:
Um líder popular, é um líder,que agrada a população,tendo o respeito e a admiração dela,muito conhecido enfim apreciado por sua população, uma pessoa do povo.
Um líder populista é aquele que faz o que seu povo quer,para não perder sua popularidade,porém mais adiante toma vantagem dela.

Populismo



O populismo surgiu na América Latina através de um processo que inaugurou uma nova configuração aos campos sociais e econômicos a serem experimentados, em diferentes níveis.


O governante que é populista utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Charge

A charge mostra que os presidentes dos países que fazem parte da América Latina quer saber as verdadeiras intenções que Obama, presidente do EUA quer com a América Latia. E Obama demonstra que ele quer apenas ''se aproveitar'' dos países componentes.

domingo, 10 de maio de 2009

A crise economica do passado e do presente da América Latina



Primeiramente iremos falar sobre o inicio da América Latina e depois abordaremos outros itens relacionados a tal assunto.
A independência dos países da América Latina não significou o fim da dependência econômica. A Inglaterra e o EUA, principalmente, não tinham interesse o desenvolvimento econômico desses países, pelo contrário pretendiam que esses países continuassem consumindo seus produtos e pedindo empréstimo para amenizar a crise econômica da época.
Essa situação mudou durante o século XX, principalmente após a Segunda Guerra, vários países foram forçados a aderir ao bloco capitalista e aceitar as regras impostas pelo EUA.
Em diversos países, entretanto, sugiram movimentos contra a miséria da população e em favor de uma distribuição de renda mais justa. Surgiram então as ditaduras militares, com o objetivo de conter esses movimentos e manter a ordem estabelecida.





Após termos comentado sobre a América Latina no século XX, que aborda também a crise de tal século. Agora iremos falar um pouco sobre a crise atual que afetou o mudo todo inclusive a America Latina.
As economias da America Latina esta sendo afetada pela crise internacional mas registram uma estabilidade a nível orçamental e financeiro que as crises anteriores não ocorria. A economia na América Latina deverá cair 1,5 por cento este ano. Um desempenho bastante fraco, especialmente se levar em conta que no ano passado a economia tinha crescido 4,5 por cento. México, com uma queda do PIB de 3,7 por cento, Brasil, com 1,3 por cento, e Argentina, com1,5 por cento, têm uma influência decisiva no resultado devido ao peso que têm na região.As economias da América Latina estão atualmente muito melhor preparadas para enfrentar a crise internacional do que as crises anteriores do passado.